Image Map

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

HPV - Você realmente sabe o que é?

 Ultimamente muito se tem ouvido falar sobre HPV na mídia, devido a convocação das meninas de 11 à 13 anos para a vacinação. Todavia, você realmente sabe o que é HPV?
 HPV é a sigla, em inglês, para Vírus do Papiloma Humano. Só que não existe apenas um tipo de HPV, são cerca de 100 tipos. Desses, 60 tipos se manifestam em forma de verruga e 40, nas mucosas. Estima-se que pelo menos 13 tipos estejam diretamente ligados ao câncer do colo do útero.
 Não precisa haver penetração para se contrair o HPV, apenas com carícias ou sexo oral pode-se adquirir o vírus, pois ele se liga as células epiteliais (pele).
 Geralmente as mulheres portadoras desse vírus não apresentam sintomas, a não ser que seja o vírus do tipo que causa verrugas. O sistema imunológico elimina a infecção causada pelo HPV, em aproximadamente 2 anos, mas quando não eliminada, se for um dos 13 tipos que estão ligados ao câncer do colo do útero, pode provocá-lo depois de alguns anos. 
 Não existe um tratamento contra o vírus HPV, apenas tratamentos pontuais, nas manifestações do vírus, como coceira, verrugas e células cancerosas.
 Infelizmente, a única maneira de se evitar o HPV é não tendo relações sexuais, porquê a camisinha não protege do contato da pele. 
 A rede pública disponibiliza a vacina contra alguns tipos de HPV gratuitamente para meninas até 13 anos, na 1ª dose. Clínicas particulares oferecem a vacina para mulheres até 26 anos, acima dessa idade a Anvisa não permite.
 Mulheres com mais de 30 anos devem fazer o exame para verificar a existência do vírus no corpo juntamente com o Papanicolau, a cada 5 anos. Antes dessa idade não é recomendado fazer o teste para o vírus, pois a maioria das mulheres são portadoras dele.
 Então meninas, agora já estamos por dentro do que é HPV! Evite parceiros que já tenham tido muitas parceiras, preserve-se! Essa é a melhor maneira de fugir desse vírus tão comum e que pode fazer tão mal para nós.
  

2 comentários:

  1. Que maravilhoso o seu post, é muito bom esse alerta. Sou biomédica e atuo na área da citologia, faço a análise de Papanicolau. Vejo muitos casos de HPV diariamente, é triste encontrar uma célula com o halo e binuclear. Também há um aumento no número de casos de HPV de boca.
    Tudo isso pode ser evitado mesmo como você alertou.

    http://zihaveablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Sou professora e vejo que as adolescentes iniciam a vida sexual muito cedo, mas não possuem instrução alguma sobre tipos de DSTs, principalmente o HPV.

      Excluir